02/07/2014

BOLO - TEMA DA COPA

*Este bolo tem um boneco do Fuleco feito em pasta americana em cima dele, mas devido ser expressamente proibida o uso da imagem do Fuleco, tirei a foto só com o gramado e a bola.

**Este bolo foi executado por – massa: feita pela minha sobrinha Vívian, recheio: eu e cobertura: eu e a minha filha Bruna.


Ingredientes da massa
2 xícaras de chá de farinha de trigo
2 xícaras de chá de açúcar
3 ovos inteiros
1 xícara de chá  de óleo
1 xícara de chá de leite morno
1 xícara de chá de chocolate em pó
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato

Modo de fazer
Numa tigela misture todos ingredientes secos, depois acrescente os ovos, o óleo e por último o leite quente, mexa bem. 
Unte um tabuleiro redondo, pré-aqueça o forno a 200º por uns 40 minutos ou até que espetando um palito esta saia limpo.
**para este bolo foram feitos dois tabuleiros.
***se quiser pode usar uma massa de pão de ló

Recheio
2 pacotes de coco ralado seco
1 colher de sopa de margarina s/sal

Modo de fazer
Leve uma panela ao fogo com todos os ingredientes, fogo baixo e mexendo sempre.  Quando o mesmo começar a ferver, conte 5 minutos e depois desligue o fogo. 
Retire da panela, coloque numa travessa e reserve.

Prensagem do bolo
Forre por dentro um tabuleiro redondo (o mesmo que se assou o bolo) com filme plástico.  Coloque dentro do tabuleiro um bolo, o recheio e por fim o outro bolo.  (Eu fiz só de 1 camada)
No último bolo deixe ele um pouco acima da assadeira, geralmente 1 cm a 1 cm e meio.   Isso deve ser feito para que, ao ser prensado, o bolo fique exatamente da altura da assadeira. 
A prensagem do bolo deverá ser feita por meio da colocação de peso sobre ele.  Eu coloquei uma tábua que uso para fazer pastilhagem, mas 1 litro de leite e 1 lata de pêssegos.  Deixei por 6 horas esta prensagem.
**a montagem tb. poderá ser feita numa forma de aro removível, só não esquecendo de forrar o interior com filme plástico.


Cobertura
Ingredientes e instrumentos que utilizei
1 pacote e meio de pasta americana branca
1 rolo de massa
Estecas da Mago
Cortadores em formato de estrela
Desempenadeira
Açúcar impalpável
50 grs. de coco ralado seco

Montagem do bolo
Retire o bolo da montagem aonde foi feito a prensagem e coloque em uma bandeja.
Aplique uma camada de ganache em cima e ao redor de todo bolo. (serve para colar a pasta americana).  Com uma espátula alise a superfície toda superfície, isso ajuda para que o bolo fique com a superfície bem lisa para que, ao ser colocada a pasta americana, não apareçam irregularidades.
Misture bem a pasta americana com as mãos.
Numa superfície de granito ou inox, salpique um pouquinho de açúcar impalpável e abra a pasta americana suficiente para cobrir todo bolo.  Com o rolo, enrole a massa e a coloque em cima do bolo. 
Com cuidado, ajeite com as mãos a pasta americana tanto por cima como na lateral do bolo para que o mesmo não fique com bolhas de ar e nem imperfeições.  Depois que a massa do bolo estiver bem aderida ao bolo, use uma desempenadeira para deixar toda superfície bem lisa.
Com uma faca de ponta fina ou um cortador corte a pasta americana das laterais do bolo que estão sobressalentes.   Passe de novo a desempenadeira para alisar quaisquer irregulariedade.
Pegue pedaços da pasta americana branca, coloque em cada pedaço gotinhas do corante da Mago, misture bem a massa, se precisar coloque mais corante até chegar a cor desejada.   Guarde cada pasta americana colorida dentro de um saco plástico para não ressecar.
Abra a pasta americana, corte em formato de estrela, passe CMC e cole na superfície do bolo.  Salpique Pó para decoração Furtacor c/reflexo rosa da Mago - 6568.
Coloque o coco ralado dentro de um saco de freezer e pingue algumas gotas de corante verde da Mago, sacuda bem, se precisar pingue mais corante até chegar a cor desejada. Utilize este coco colorido para fazer a grama e tb. para colocar em volta do bolo.
Bola de futebol:  pasta americana branca, fazer em formato de bola, colocar os detalhes em preto.

Um comentário :

Anônimo disse...

Que lindo e a explicação está ótima.

Beijos

Luna Sampaio