05/09/2013

Bobó de camarão

Amo camarão e estes estavam especiais, resolvi então fazer um bobó em homenagem ao meu marido baiano que adora a combinação de azeite de dendê e camarão.


Ingredientes
1 kg de camarão com casca e com cabeça
1 litro de água
500g de aipim
1 cebola média picadinha
2 colheres de (sopa) de óleo
2 tomates médios sem pele e sem sementes picadinhos
1 colher (chá) de sal à gosto
2 colheres (sopa) de coentro picado
½ xícara (sopa) de leite de coco
2 colheres (sopa) de azeite de dendê

Modo de fazer
Descasque os camarões.  Reserve separadamente as cascas com as cabeças e os camarões.  Numa panela média, ferva as cascas, as cabeças e a água em fogo alto por 5 minutos.  Escorra e reserve o caldo (despreze as cascas e as cabeças).
Descasque  o aipim, corte-as em pedaços e coloque numa panela média.  Cubra com o caldo reservado e leve ao fogo médio até focar macia (cerca de 30 minutos).  Escorra o aipim reservando 1 ¼ de xícara de (chá) do caldo.
No processador, coloque parte do caldo reservado, acrescente o aipim e o restante do caldo. Depois de processador, reserve o creme.
Numa panela média, frite a cebola no óleo em fogo baixo até começar a dourar.  Junte o tomate e refogue, mexendo sempre, por cerca de 1 minuto.  Acrescente o camarão reservado, tempere com o sal, acrescente o coentro.  Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar até o camarão ficar rosado (cerca de 3 minutos).

Acrescente o creme de mandioca, o leite de coco e o azeite de dendê.  Verifique o sal e corrija se necessário, mexa sempre, até começar a ferver.  Retire do fogo e sirva em seguida.

**fiz metade da receita

2 comentários :

Adriana disse...

Nossa amo camarão ,delicia de bobó.

Adriana disse...

Nossa amo camarão ,delicia de bobó.