26/12/2010

Pernil assado com frutas

Ingredientes
1 pernil de +-5kg
2 copos (americano) de vinho tinto seco
Sal à gosto
5 dentes de alho socado
1 cebola média ralada
Pimenta - do - reino moída na hora à gosto
3 folhas de louro
Suco de limão
1 lata de abacaxi em calda (eu optei por comprar o abacaxi,cortei em rodelas, levei ao fogo com água e açúcar e deixei apurar a calda- reservei 1 xícara de chá do caldo)
50 grs de ameixa em calda
Cerejas ao marrasquino


Modo de fazer
Lave bem o pernil com suco de limão. Faça com uma faca pontuda, pequenos furos no pernil (principalmente perto do osso). Misture bem os ingredientes em um recipiente, menos o louro.

Esfregue-os, com as mãos, em torno de todo o pernil e regue-o com o excedente. Coloque por cima as folhas de louro.
Coloque o pernil dentro de um saco plástico, feche bem, coloque dentro de um refratário e leve à geladeira até o dia seguinte. (vá virando o saco plástico de vez em quando).
No dia seguinte, numa panela grande ou numa assadeira alta, coloque óleo e quando este estiver quente, coloque o pernil, com toda a mariana (retire os louros), vá dourando ele todo por igual. (coloque uma pitada de açúcar – ajuda a dourar)
Depois de dourado, leve-o ao forno, pré – aquecido (com todo molho), coberto com papel alumínio e com a parte da gordura (se tiver) para cima.
Vá regando de vez em quando com o molho.
Depois de cozido, retire o papel alumínio coloque as rodelas de abacaxi,as ameixas secas, 1 xícara de chá da calda de abacaxi e mantenha no forno (de 200 a 240º) até dourar, regando, de vez em quando, com o próprio molho produzido.
Coloque o pernil numa bandeja, enfeite com o abacaxi, as ameixas e as cerejas ao marrasquino.





Nenhum comentário :