23/08/2013

Feijoada (serve até umas 50 pessoas)


Feijoada preparada por mim para um evento com mais de 40 convidados...aniversário da Cléia, sogra de minha sobrinha Vívian.
A preparação começou de véspera...entre muitas conversas, risadas, espera....mas valeu a pena, deu tudo certo.
Para quem gosta de cozinhar a satisfação maior é ver os convidados elogiando e repetindo a comida.


Ingredientes
3 kg de feijão preto
500g de bacon
3 kg de carne seca de traseiro
3 kg de lombo salgado
2 kg de calabresa defumada
2 kg de paio
2 kl de costela suína defumada, cortada paralela ao osso
1 kg de rabo de porco salgado
1 kg de pé de porco salgado
1 kg de orelha de porco
500g de orelha de porco salgado
1 kl de dobradinha
3 kg de barriga de porco para o torresminho, a farofa e o refogado do feijão
1kg de carne de vaca (usei o patinho)
2 laranjas seletas cortadas no meio e sem o caroço
300g de cebola
300g de alho
**não usei folhas de louro pois tinham convidados que não gostam.

Modo de fazer:

De véspera:
Pelo  menos 24 hs antes lave bem as carnes salgadas, retire a gordura  e retire o excesso de sal.
Deixa-as de molho em água fria, em vasilhas separadas, procedendo a troca de água de 3 em 3 hs.
**Não coloque de molho a calabresa, o bacon, o paio, a dobradinha  e a barriga de porco.
Algumas carnes dessalgando:

-  Rabo, pé de porco e orelha de porco:

- Lombo de porco:

Limpe bem a dobradinha com limão, retirando o excesso de gordura, corte em pedaços médio.   Leve para pré-cozinhar numa panela de pressão.  Retire da panela, deixe esfriar, coloque num pote fechado e leve à geladeira.
Coloque o feijão de molho por pelo menos com 6hs de antecedência em uma vasilha com água fria.


No dia seguinte:
Afervente  as carnes salgadas (menos o bacon, a barriga de porco, lingüiça e paio)  (cada uma em panela separada) por pelo menos 6 vezes para a retirada total do sal.
Após ter aferventado as carnes salgadas, corte as calabresas e os paios em rodela não muito finas.  
Não jogue a água em que o feijão ficou de molho, ajuda a dar a cor à feijoada.

- nesta foto o feijão tinha ficado de molho por 6 horas.


Depois que as carnes aferventaram coloque  a orelha e o rabo para pré cozinhar numa panela de pressão com 1 metade de uma laranja.  (ajuda a retirar a gordura).

***A feijoada original é posta para cozinhar numa panela grande, sempre acrescentando água fervente, mas como “tempo é dinheiro” preparei esta em 3 panelas de pressão, e cada uma foi ao fogo por 2 vezes.

Coloquei numa mesa tigelas separadas com cada espécie de carne e as lingüiças e o paio.

** a barriga de porco vai ser usado para fazer o torresminho e o bacon para usar para temperar o feijão e para farofa.

Em cada panela de pressão coloquei um pouco de cada espécie de carne e um pouco do feijão.  A panela apitava eu abaixava  o fogo, contava 40 minutos e apagava o fogo.  Deixava sair o vapor e abria a panela.
Enquanto a panela de pressão estava no fogo, coloquei uma panela grande no fogo com um pouquinho de óleo e bacon (250gs)  cortado em cubinhos e fritei os mesmos.  Depois de fritos, apaguei o fogo.
A medida que o feijão ficava cozido eu despejava o conteúdo na panela grande.

- Feijoada cozida, mas ainda sem estar temperada:


A parte coloquei um pouco do óleo que eu fiz os torresminhos numa panela e refoguei a cebola e o alho triturados.  Depois de pronto,  despejei  este refogado na panela as feijoada (coloquei 1 laranja cortada na metade com casca e sem caroço - ajuda a retirar um pouco da gordura), verifiquei de sal e com cuidado mexi a feijoada com uma colher de pau.  (no caso não precisei colocar sal, pois ficou na medida certa o dessalgue das carnes).  Deixei apurar o caldo. Retirei a laranja. (como escrevi acima, ela ajuda a retirar a gordura da feijoada, deixando ela mais digestiva).
Retirei as carnes e as lingüiças...cortei as carnes em pedaços médios e deixei a feijoada em fogo baixo até a hora de ser servida.

- A feijoada pronta para ser servida e os complementos:



  

34 comentários :

alexandra disse...

Otimo adorei vou fazer não tinha ideia de quantos quilo iria usar obrigada bjs ... alexandra

Anônimo disse...

Adorei encontrar a receita da FEIJOADA estava c duvidas sobre as quantidades e a receita esta muito bem explicada, vou fazer domingo. bjs. aSuely

Michelle Sousa disse...

Adorei a receita, meu aniversario é amanha e irei comemorar no sabado com amigos e a feijoada é claro..

Anônimo disse...

muito boa a receita, vou fazer. mas vou retirar a orelha.

Anônimo disse...

Eu adorei! tenho que fazer feijoada para
150 pessoas e não tinha idéia de quantos quilos de feijão e os demais ingredientes.Obrigada!!Q

Viviane disse...

Adorei fiz para o aniversário da minha mãe e deu super certo quantidade e5tudo ...fiquei super feliz fui até aplaudida ...rsr

Meu Cantinho Culinário disse...

Viviane
Bom dia!
Fico feliz que vc. e as demais pessoas tenham gostado desta reeita.
Bjosss

Monica disse...

Olha gostaria de saber se essa quantidade serve tranquilo 40 pessoas. São 35 convidados mas não gostaria que faltasse. Ogrigada

Meu Cantinho Culinário disse...

Monica, boa tarde!!

Esta quantidade dá para servir 40 pessoas e até mais, pois neste evento que realizei, o povo repetiu e algumas pessoas comeram até por 3 vezes. rsrs

Bjos
Angela Azevêdo

Unknown disse...

Ótima receita, não tinha idéia
da quantidade de ingredientes para 30 pessoas, tenho certeza que com esta receita e estas explicações, minha feijoada vai ficar com gosto de quero mais.
Parabéns pela forma como foi elaborada a receita, bem sugestiva e detalhada de forma clara.

Meu Cantinho Culinário disse...

Shitsuke Ordem e disciplina

Boa noite!!
Obrigada pelos comentários.
Bjos
Angela Azevêdo

Fatima Aparecida disse...

Boa noite!
Vou fazer um feijão para 30 pessoas não tinha ideia do que comprar, mas com esta receita vai ser um sucesso. so não vou por dobradinha.
já copiei o material que preciso comprar

Att,
Fátima Aparecida

Meu Cantinho Culinário disse...

Fátima Aparecida

Vc. vai gostar desta receita.
Eu tb. não costumava colocar dobradinha, mas a maioria que encomenda pede que eu coloque.
Bjos
Angela Azevêdo

Ester disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Meu Cantinho Culinário disse...

Ester, bom dia!
Eu já faço esta feijoada a muitos anos e te garanto que a quantidade de carne é suficiente para o povo comer, repetir e se satisfazer. Nos meus eventos ninguém come regrado, isto é só pode comer 300grs. por pessoa. Como postei num dos comentários...esta feijoada dá até para umas 40 pessoas ou mais...depende da fome do povo, mas se vc. quiser faça a sua feijoada regrando a quantidade de carne a ser usada.
Abraços

maria disse...

OI sou MARIA gostaria de saber se posso colocar bacon na feijoada,se essa quantidade serve ate quarenta pessoas,sempre fiz mais para pouca pessoas.bjs

Meu Cantinho Culinário disse...

Maria, boa tarde!!
Desculpe a demora, mas o seu comentário só apareceu agora para aprovação.
Pode colocar baycon, sem problema algum.
Diminua a quantidade de feijão e de carnes, conforme for o número de pessoas que irão come-la.
Bjoss
Angela

Nogueira disse...

Vou fazer sua receita para 35 pessoas, estou com algumas duvidas poderia me ajudar?
1. A água para os 3kl de feijão que ficou por 8 horas deve ser usada toda no inicio do preparo?
2. Não vou fazer na pressão, por quantas horas você estima que toda a feijoada esteja pronta levando em consideração essa qtd, sei do tempo das carnes e vou utilizá-las inteiras até o ponto de cada e retornar depois de cortadas(devo retorná-las no fim do cozimento?)
3. Vou fazer uma farofa de acompanhamento com bacon defumado e gostaria de utilizar banana da terra, como estou terei pouco tempo se fizer um dia antes é melhor deixar a banana para colocar no dia?

Obrigado pela atenção.

Meu Cantinho Culinário disse...

Nogueira, boa tarde!
1- Na receita eu postei que o feijão ficou de molho por 6 horas. E eu a uso para o preparo.

2- Aí vai depender da qualidade do feijão, do gás, do tamanho da panela...eu só faço na panela de pressão e finalizo numa panela comum. Como postei na receita: "***A feijoada original é posta para cozinhar numa panela grande, sempre acrescentando água fervente, mas como “tempo é dinheiro” preparei esta em 3 panelas de pressão, e cada uma foi ao fogo por 2 vezes.

3- Quanto a farofa já que vc. vai fazer de véspera, recomendo que vc. frite as bananas da terra no dia da feijoada e misture então na farofa para não perder a crocância.

Abraços


Nogueira disse...

Muito obrigado!

Angélica disse...

parabéns pela receita, muito detalhada, até eu que nunca fiz uma feijoada me sinto em condições de preparar uma para 30 pessoas, com sua explicação tão bem feita. Se bem que a minha não será bem uma feijoada, visto que não incluirei muitas das coisas tradicionais em feijoadas: orelha, pé, dobradinha... pq meu esposo e eu não gostamos rs
Mas obrigada mesmo

Meu Cantinho Culinário disse...

Angelica

Que bom que vc. gostou da receita, já faço a anos esta mesma receita. Tem certas carne que podemos dispensar.
Tenha uma tarde abençoada
Bjos

Angela disse...

dobradinha na feijoada...nunca vi

Meu Cantinho Culinário disse...

Angela
Boa tarde!!
Eu tb. nunca tinha visto, mas a cliente me pediu que colocasse pois o povo que foi neste evento comia assim...e quando o cliente pede, nós atende. rsrs
Bjos

Unknown disse...

Bom dia.

Gostei muito da sua receita,pois eu faço bem igual a vc. , só nunca coloquei dobradinha. Mas me esclareça uma dúvida....na foto com a mesa posta com a feijoada e os complementos tem uma travessa com as carnes separadas ...é isso?

Unknown disse...

Bom dia.

Gostei muito da sua receita, me esclareça uma dúvida....na foto com a mesa posta com a feijoada e os acompanhamentos tem uma travessa com as carnes separadas...é isso mesmo?

Meu Cantinho Culinário disse...

Cida, boa tarde!!
Desculpa a demora em te responder.
Quando servimos uma feijoada, as carnes são servidas a parte, pois assim fica a critérios dos convidados servirem das carnes de que mais gostam.
Quanto a dobradinha eu não costumo colocar, mas a pessoa que contratou os meus serviços pediu que colocasse,
Abraços
Angela Azevedo

Unknown disse...

Gostaria de saber como fazer uma feijoada pra 70 pessoas..??

Unknown disse...

Obrigado amiga !!

Hiatoria disse...

Bom dia!! Parabens por sua receita. Preciso de uma quantidade que sirva 80 pessoas, na quentinha, ou seja, pouco , né? será q essa recetita p 3 gk de feijão serve?

Meu Cantinho Culinário disse...

Péricles, desculpe a demora em te responder a sua pergunta só agora que consegui visualizar.
Vai depender do tamanho da quentinha que pretendes servir. Como numa quentinha vai arroz, farofa, couve, etc...., serve esta quantidade.
Abraços

Meu Cantinho Culinário disse...

Claudiney...desculpe a demora em te responder a sua pergunta só agora que consegui visualizar.
Eu que agradeço pela visita ao meu blog.
Abraços

Meu Cantinho Culinário disse...

Estou tendo dificuldade em visualizar os comentários p/ serem aceitos, já entrei em contato com a administração do blog para que corrijam este erro.

Anônimo disse...

Apesar de ter passado alguns anos pode acreditar que ainda está conseguindo agudar pessoas como eu. Muito obrigada!!!!!!!