19/11/2012

Pão de Mandioquinha – feito na MFP – ciclo amassar




Ingredientes
1 ½ xícaras (chá) de leite (320ml)
6 colheres (sopa) de azeite
1 colher de (chá) de sal
2 colheres (sopa) de açúcar
4 xícaras (chá) de farinha de trigo especial
3 colheres (sopa) de fermento biológico seco
500grs. de mandioquinha cozida e passada num espremedor
gema para pincelar

Modo de fazer
Coloque primeiro na cuba da MFP o leite, o azeite, sal, açúcar, farinha de trigo e por último o fermento.
Ligue a máquina no ciclo de amassar.
Se nos primeiros 3 minutos precisar mais de farinha de trigo acrescente mais um pouquinho.
Quando apitar (15 minutos de funcionamento da MFP), acrescente o purê de mandioquinha.
Quando acabar de bater, retire a massa da cuba e despeje numa superfície enfarinhada, sove só um pouquinho a massa, divida em pedaços e vá moldando os pães e os coloque num tabuleiro untado com azeite.  Deixe um espaço entre um pão e outro.
Se o tempo estiver frio, esquente o forno por 3 minutos(180º), desligue o forno e coloque o tabuleiro dentro do forno, para que os pães crescerem por cerca de 30 minutos.
Passado este tempo, pincele os pães com gema e salpique orégano ou queijo parmesão ralado.
Pré-aqueça o forno e leve o tabuleiro em temperatura média por aproximadamente 25 minutos.

** Pode-se fazer este pão manualmente, não esquecendo de fazer primeiro a esponja.



6 comentários :

danyff29 disse...

Receitas ótimas!!!!Amei o seu blog!!!!! Bjossss

Unknown disse...

Meu cantinho culinaria muito bom.

António Je. Batalha disse...

Estou a visitar alguns blogs, e tive o privilégio de encontrar o seu, vi na pagina inicial o que escreveu, e como gostei folheei mais algumas páginas e fiquei maravilhado pelo que vi e li.
Dou-lhe os parabéns, mas queria deixar um apelo continue assim dando sempre o melhor, boas mensagens, bons temas. Gosto de escrever, mas também gosto de ler bons temas, por isso é que parei aqui.
Meu nome é: António Batalha.
Sou um servo de Deus,e deixo aqui a minha bênção,que haja paz,amor na sua vida, muita saúde e felicidade.
PS. Se desejar seguir meu blog faça-o de forma a que eu possa seguir o seu blog também.

Meu Cantinho Culinário disse...

Obrigada pelo carinho das mensagens.

Meu Cantinho Culinário disse...

Antônio Jesus Batalha

O meu blog é bem simples, feito para pessoas como eu que não gostam de muitas firulas na cozinha. Amo cozinhar, amo aprender, amo inventar...afinal a culinária é uma grande alquimia.
Obrigada pela benção, sem Deus não somos nada.
Abraços
Angela

Silvia disse...

Estão com um aspecto optimo.