21/04/2013

Lombinho de porco com abacaxi caramelado



Adoro carne de porco, seja ela pernil, costeleta, lombinho...e se for agridoce melhor ainda, não tem combinação melhor que carne de porco com abacaxi...aliás passei a gostar desta combinação, quando de madrugada parava no Cervantes e comia um baita sanduíche de lombinho com abacaxi.  J

Ingredientes 
1 lombinho de porco de -+2 kilos
4 dentes de alho
2 folhas grande de louro
1 colherzinha de (café) de alecrim
2 colheres de sopa de sal
½  xícara de (chá) de vinho branco seco
1 colherzinha (café) de açúcar
Óleo
1 abacaxi pequeno cortado em fatias

Modo de fazer 
Bata no liquidificador o alho, o vinho e o sal, coloque o molho numa vasilha e acrescente o louro e o alecrim, mexa bem.  Fure o lombinho e regue o lombinho com o molho, deixe descansar de um dia para o outro, dentro de um saco plástico transparente, leve à geladeira e vá virando-o de vez em quando. 
No dia seguinte, coloque um pouquinho de óleo numa panela com o açúcar e leve o fogo.
Acrescente  o lombinho com o molho (retire as folhas de louro) e doure a carne, pingando um pouquinho de água de vez em quando.
Depois de ter feito este processo, coloque o lombinho e o molho numa assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno quente (200°C), pré-aquecido, regando de tempo em tempo com o molho que está na assadeira. Conforme for secando, adicione água no fundo da assadeira.
Depois de cozido, retire o tabuleiro do forno, corte em fatias (sem chegar até o final da carne), no meio de cada fatia coloque abacaxi em rodelas (coloquei um pouquinho de açúcar e água numa frigideira, quando deu o ponto de caramelo desliguei e passei as fatias de abacaxi), besuntei o lombinho com melaço de cana (serve karo, mel) e leve  de novo ao forno para dourar. (não coloque mais o papel laminado).

**Servi com batatas assadas com cascas e alecrim, cuja receita está postada no link abaixo:

Um comentário :

Anônimo disse...

Vou fazer esta receita no Dia das Mães. Parabéns pelo seu blog.
Abraços
Carla