17/06/2008

CAROLINAS RECHEADAS DE GANACHE COM GLACÊ DE CHOCOLATE




INGREDIENTES:
Massa:
Massa (Bombinhas):
- 1/4 kg de farinha-de-trigo;
- 100 gr de manteiga s/sal
- 6 ovos;
- Sal.
MODO DE FAZER:
Unte uma assadeira com manteiga. Leve ao fogo uma panela com 1/2 litro de água, a manteiga  e uma pitada de sal. Tire a panela do fogo e junte toda a farinha de uma só vez, mexendo energicamente. Leve novamente ao fogo e continue mexendo bem com uma colher de pau, até que a massa se torne aveludada (nesse ponto, ela se despregará do fundo e dos lados da panela, frigindo de leve). Tire então do fogo, deixe esfriar um pouco e junte os ovos, um a um, continuando a trabalhá-la por mais 10 minutos. Deixe-a repousar durante 1/2 hora. Depois ponha numa bisnaga de confeiteiro, fazendo sair um pouco de massa sobre a assadeira, tendo o cuidado de deixar os montinhos de massa um pouco distantes um dos outros.
Se preferir bombinhas compridas (conhecidas também como éclair) distribua a massa na assadeira em forma de bastõezinhos com aproximadamente 6 cm de comprimento. Leve ao forno médio durante cerca de 20 minutos. Antes de tirá-las do forno verifique se as bombinhas estão ligeiramente douradas e bem crescidas. Se você as tirar cedo demais, elas murcharão irremediavelmente. Tire-as da assadeira com uma espátula e deixe-as esfriar.

RECHEIO:
Ingredientes:
2 tabletes de chocolate meio amargo
2 latas de creme de leite sem soro

MODO DE FAZER:
Leve em banho maria o chocolate picado.
Quando derreter, retire a panela do fogo e misture o creme de leite.

MONTAGEM:
Faça em cada bombinha uma pequena abertura lateral. Coloque o creme já pronto na bisnaga de confeiteiro, com um bico liso para rechear as bombinhas. Querendo pode polvilhar com açúcar de confeiteiro.
Cobrir as bombinhas com um glacê de açúcar, ou seja, açúcar de confeiteiro misturado com calda de laranja ou limão, dessa forma: para cada 100 gr de açúcar, o caldo de um limão ou de uma laranja. Bata com uma colher até que fique um creme branquinho, nem muito mole nem muito duro. Ponha uma colherinha de glacê sobre cada bombinha. Pode também usar corante culinário para colorir o glacê.
Se quiser variar a apresentação das bombinhas, pode cobri-las com glacê de chocolate, feito dessa maneira: parta uma barra de chocolate em pedacinhos e dissolva em banho-maria, numa panelinha.
Coloque as bombinhas sobre uma grelha e despeje por cima o chocolate derretido. Se o chocolate endurecer durante a operação, leve-a novamente ao fogo em banho-maria. O chocolate que passar através da grelha poderá ser recuperado destacando-o com uma faca.
Obs.: As carolinas podem também serem recheadas com cremes de camarão, atum, palmito ou outras misturas.

Nenhum comentário :